Missão | Ideário | Visão | Valores

Missão

Formar cidadãos com uma sólida formação pessoal, social, científica e tecnológica e que desenvolvam as competências necessárias para um bom desempenho profissional e pessoal, com autonomia e espírito crítico, com vista à integração na sociedade global em constante mudança.

Ideário

O Ideário da nossa Escola sempre se fundamentou na valorização e encontro do indivíduo em toda a sua dimensão. Desde a sua fundação, o Externato e Salas de Estudo estão ao serviço de todos aqueles que nos procuraram e procuram com o objetivo de ultrapassar dificuldades ao longo do Processo Educativo. Esta vocação de Escola exige um esforço da nossa parte, no sentido de recuperar o aluno, partindo do princípio de que o insucesso escolar traduz sempre muito mais do que o não atingir metas definidas pelo Sistema Educativo. O contacto com o aluno e sua família implica, na maioria das situações, prudência e simultaneamente disponibilidade da parte de todos aqueles que, educando, servem a Comunidade Escolar em interação com o meio.

Visão

Procura-se dotar os nossos alunos de competências fundamentais para as necessidades deste século, tanto universitárias como empresariais, considerando o desporto, a metodologia de ensino por projetos e as línguas estrangeiras como pilares base do ensino.

Valores

Os valores são os orientadores, os fundamentos ou razão de ser das nossas ações. Preferir significa, precisamente, eleger algo como melhor. As nossas preferências permitem-nos encontrar valor nos diferentes momentos da vida e, nesse sentido, os valores representam a não indiferença do ser humano perante o mundo. É próprio da natureza humana sentir, desejar, avaliar, decidir e escolher.

Os nossos jovens são encorajados a pôr em prática nas suas atividades de aprendizagem os valores por que se deve pautar a cultura da escola, designadamente:

  • Responsabilidade e integridade – Respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.
  • Excelência e exigência – Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante perante as dificuldades; ter consciência de si e dos outros; ter sensibilidade e ser solidário.
  • Curiosidade, reflexão e inovação – Querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.
  • Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e de agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor.
  • Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.