Quem é o/a Técnico/a de Turismo?
É o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
Principais competências à saída do Curso Profissional de Técnico/a de Turismo:
Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
- prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
- organizar e acompanhar programas de animação;
- organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
- proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
Executar serviços em agências de viagens:
- apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
- transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
- efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
- proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
- organizar processos individuais de clientes, efetuar transferes de chegada e partida;
- prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
- realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
- organizar eventos e programas para grupos especiais;
- proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
- organizar o arquivo da agência de viagens;
Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas:
- efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
- prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
- vender produtos e serviços turísticos;
- efetuar as operações de reservas;
- prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- prestar assistência ao cliente;
- realizar o atendimento e a receção do cliente.
Duração do Curso
3 anos letivos (10º, 11º e 12º ano)
Condições de Candidatura
9º ano de escolaridade completo e idade inferior a 20 anos à data de início do curso.
Certificação
Obtenção de um diploma de conclusão de nível secundário de educação (12.º ano).
Certificado de qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação.
Apoios
Subsídio de alimentação e Subsídio de transporte.
Prosseguimento de estudos após a conclusão do 12º ano
Continuar a formação e especialização profissionalizante em Portugal ou na União Europeia.
Prosseguir estudos superiores de curta duração no ensino politécnico, em cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), com certificação profissional de nível 5 (Técnico Superior Profissional), sem necessidade de realização de exames nacionais (DL 43/2014, de 18 de março).
Prosseguir estudos superiores de caracter politécnico ou universitário, mediante a realização de exames de acesso à área de formação pretendida como são exemplo os cursos superiores de Gestão e Administração Hoteleira; Gestão de Atividades Turísticas; Gestão do Património; História.
Mais detalhes sobre o Curso Profissional de Técnico/a de Turismo poderão ser consultadas diretamente no Portal da Oferta Formativa da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência.