Quem é o/a Técnico/a de Vendas e Marketing?
É um profissional qualificado apto a planear, coordenar e executar as atividades relacionadas com a promoção, comercialização e venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa ou instituição, em colaboração como gestor/diretor de marketing e vendas. Exerce a sua função em departamento de vendas e/ou marketing integrados em entidades de diversos setores de atividade ou em empresas especializadas de marketing e comunicação.
Principais competências à saída do Curso Profissional de Técnico/a de Vendas e Marketing:
- Recolher informação necessária à previsão e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega e cobrança;
- Gerir e controlar as atividades de entrega de produtos, custos, as relações com serviços de entrega, reclamação ou serviço ao cliente;
- Gerir a informação de e para o cliente, a sua difusão e tradução em eficiência de serviço e satisfação do cliente, bem como a utilização das tecnologias subjacentes às operações comerciais;
- Gerir espaços para promover maior número de vendas, assim como processos de venda;
- Planear, organizar e controlar as equipas de trabalho e avaliar relatórios sobre as diferentes situações;
- Supervisionar a utilização de instrumentos de prospeção, métodos e técnicas de pesquisa;
- Orientar o fecho da venda, através da identificação dos sinais de compra e do conhecimento de algumas das técnicas de fecho;
- Colaborar na gestão de marketing da organização.
Duração do Curso
3 anos letivos (10º, 11º e 12º ano)
Condições de Candidatura
9º ano de escolaridade completo e idade inferior a 20 anos à data de início do curso.
Certificação
Obtenção de um diploma de conclusão de nível secundário de educação (12.º ano).
Certificado de qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação.
Apoios
Subsídio de alimentação e Subsídio de transporte.
Prosseguimento de estudos após a conclusão do 12º ano
Continuar a formação e especialização profissionalizante em Portugal ou na União Europeia.
Prosseguir estudos superiores de curta duração no ensino politécnico, em cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), com certificação profissional de nível 5 (Técnico Superior Profissional), sem necessidade de realização de exames nacionais (DL 43/2014, de 18 de março).
Prosseguir estudos superiores de caracter politécnico ou universitário, mediante a realização de exames de acesso à área de formação pretendida como são exemplo os cursos superiores de Solicitadoria; Marketing; Comunicação empresarial.
Mais detalhes sobre o Curso Profissional de Técnico/a de Vendas e Marketing poderão ser consultadas diretamente no Portal da Oferta Formativa da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência.