Professor do Externato Santa Clara nomeado para o Global Teacher Prize Portugal
Professor Pedro Pinho entre os melhores professores de Portugal
O trabalho colaborativo realizado pela nossa comunidade escolar permitiu que o Professor Pedro Pinho se tornasse um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal 🙌🏻💪🏻 Com esta nomeação, teve a oportunidade de apresentar o trabalho realizado pelo nosso externato ao Presidente da Assembleia da República, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, ao Presidente do Conselho Nacional da Educação, Prof. Dr. Domingos Fernandes, e ao Secretário de Estado da Educação, Dr. Pedro Dantas da Cunha.
O Global Teacher Prize, promovido pela Fundação Varkey e reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, é um prémio que alcança professores de 120 países e visa valorizar projetos educativos inovadores 👨🏻🏫🌐🏆
Em Portugal a iniciativa é promovida pela Mentes Empreendedoras com o apoio da Fundação Santander Portugal e este ano, também com a Missão Continente.
Biografia do Professor
Professor de Filosofia, Psicologia e Sociologia no Externato de Santa Clara, no Porto. Destaca-se por uma abordagem pedagógica profundamente inovadora e comunitária. Com uma formação sólida em Filosofia, iniciou a sua carreira docente em 2010, percorrendo um caminho rico e diversificado, que inclui experiências em Angola e no Brasil, onde contribuiu significativamente para a formação de estudantes em contextos desfavorecidos. Atualmente, no Externato de Santa Clara, o professor Pedro é responsável pela disciplina de Projeto nos Cursos de Educação e Formação (CEF), focando-se no desenvolvimento de competências através de projetos de intervenção comunitária. Esta abordagem permite que os alunos, muitos dos quais com históricos de insucesso escolar, se envolvam ativamente na resolução de problemas reais da comunidade, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contextos práticos e significativos. Os projetos variam desde produções de documentários e livros, até iniciativas de arte comunitária e campanhas de sensibilização social, refletindo um compromisso com a educação que transcende os limites tradicionais da sala de aula e envolve, ativamente, os alunos na vida da comunidade. Este trabalho não só transforma a experiência educacional dos alunos, como também promove uma conexão mais profunda entre a escola e a comunidade local. A sua prática docente é um exemplo eloquente de como a inovação pedagógica pode efetivamente contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e adaptada aos desafios do século XXI.