Projetos Apoiados pela EU

Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF)

Objetivo principal:

Elevar a qualificação dos jovens, reforçando a qualidade da educação e formação.

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Promover o sucesso educativo, o combate ao abandono escolar e reforçar a qualificação dos jovens para a empregabilidade. Investir na educação, na formação e na formação profissional para aquisição de competências e a aprendizagem ao longo da vida.

Melhoria da pertinência do ensino e da formação ministrados para o mercado de trabalho, facilitando a transição da educação para o trabalho e reforço dos sistemas de ensino e formação profissionais e da sua qualidade, inclusive através de mecanismos de antecipação de competências, adaptações dos currículos e criação e desenvolvimento de sistemas de ensino baseados no trabalho, nomeadamente sistemas de ensino dual e de aprendizagem.

Cursos Profissionais

Objetivo principal:

Elevar a qualificação dos jovens, reforçando a qualidade da educação e formação.

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Promover o sucesso educativo, o combate ao abandono escolar e reforçar a qualificação dos jovens para a empregabilidade. Investir na educação, na formação e na formação profissional para aquisição de competências e a aprendizagem ao longo da vida.

Melhoria da pertinência do ensino e da formação ministrados para o mercado de trabalho, facilitando a transição da educação para o trabalho e reforço dos sistemas de ensino e formação profissionais e da sua qualidade, inclusive através de mecanismos de antecipação de competências, adaptações dos currículos e criação e desenvolvimento de sistemas de ensino baseados no trabalho, nomeadamente sistemas de ensino dual e de aprendizagem.

Centros Qualifica

Objetivo principal:

Promover a aprendizagem e a qualificação ao longo da vida.

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

• Aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho;
• Reduzir significativamente as taxas de analfabetismo, literal e funcional, combatendo igualmente o semianalfabetismo e iletrismo;
• Valorizar o sistema, promovendo um maior investimento dos jovens adultos em percursos de educação e formação;
• Corrigir o atraso estrutural do país em matéria de escolarização no sentido de uma maior convergência com a realidade europeia;
• Adequar a oferta e a rede formativa às necessidades do mercado de trabalho e aos modelos de desenvolvimento nacionais e regionais.