Dia Mundial do Turismo


Dia Mundial do Turismo

Visita ao centro histórico da cidade do Porto

No dia 27 de Setembro (ou seja) no Dia Mundial do Turismo, os alunos do curso de Turismo do 10º ano, foram visitar os principais pontos turísticos do centro da cidade do Porto.

A visita iniciou-se na Sé do Porto, monumento concluído no séc. XIII cujos estilos arquitectónicos dominantes são o românico, o gótico e o barroco. Nicolau Nasoni e João Gordo foram quem influenciou a arquitectura da Sé do Porto. A segunda paragem foi na Estação de São Bento, onde os alunos viram os painéis de azulejos e simularam algumas das cenas representadas, passando em seguida pela Avenida dos Aliados, onde puderam identificar a diversidade de oferta hoteleira existente.

Subindo à zona atualmente mais conhecida como “galerias” visitaram a Livraria Lello onde, de forma criativa, tiveram de imitar o famoso Harry Potter, e descobriram que o traje deste personagem se inspira no traje académico envergado pelos estudantes da Universidade do Porto, bem como o homem misterioso usado pela marca de vinho do Porto Sandeman.

A paragem seguinte foi nos Clérigos, monumento de onde é possível avistar a Serra do Pilar e toda a margem sul do rio Douro. Continuando o percurso, desceram até à rua das Flores, com o desafio de descobrir a história de três lojas de origem nacional, terminando esta etapa no Palácio da Bolsa onde os alunos apreciaram e desenharam a fachada do edifício (e onde descobriram que os seus dotes artísticos não eram assim tão bons!).

Outra zona de paragem obrigatória e ponto seguinte na nossa visita foi a Ribeira do Porto onde os alunos recorreram à ajuda de guias turísticos para descobrir a história das pontes. No regresso à escola subiram as escadas dos Guindais, seguido de uma paragem na Praça da Batalha. Aqui localiza-se atualmente um hotel, muito conhecido, naquele que era o antigo edifício dos correios.

Os alunos reconheceram a importância da visita aos principais pontos turísticos do centro da cidade do Porto, salientando que esta representou uma mais valia no âmbito do curso de técnico de turismo e num futuro profissional.

Artigo revisto pelos professores Prof. Rita Tenreiro, Prof. Filipe Rocha e Prof. Kelly Florêncio, com base no relatório redigido por Bruno Pessoa e Íris Silva.