Porquê apostar na internacionalização?
Num contexto de globalização cada vez mais alargado, a Internacionalização tornou-se um dos pilares de atuação do Externato Santa Clara, reconhecida no seu Projeto Educativo, “Agir localmente; Intervir Globalmente”. Neste sentido, o Externato tem vindo a traçar rotas de abertura para o mundo com vista à aquisição de novos conhecimentos, partilha de práticas e inovação educativa. Os primeiros passos foram a Acreditação ERASMUS+ VET 2021-2027 e a aceitação como membro do European Forum of Technical and Vocational Education and Training – EfVET. Resultante do nosso trabalho, o crescimento foi além das fronteiras europeias chegando ao Brasil com a celebração do protocolo institucional com a Universidade Católica de Brasília, no âmbito do Pólo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.
Os nossos objetivos
- Proporcionar o acesso e o sucesso educativo e profissional a todos os nossos alunos, independentemente do seu contexto sócio-económico;
- Possibilitar o desenvolvimento de competências emocionais (responsabilidade, maturidade e autonomia), técnicas e profissionais aos nossos alunos e staff;
- Desenvolver competências em Línguas Estrangeiras (falado e escrito) e das Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Potenciar oportunidades de participação em experiências de intercâmbio e de contacto com novas culturas.
- Envolver os nossos alunos e colaboradores nos valores europeus e na cidadania europeia;
- Criar e desenvolver parcerias internacionais;
- Revisão de práticas e melhoria dos processos internos no Externato;
- Contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020 e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)2030, através do desenvolvimento do ensino secundário, diminuição do abandono escolar e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.
- Implementação de Investigação-ação, garantindo a concretização de produtos de investigação publicados em linhas editoriais internacionais indexadas na Web of Science.
- Participação em eventos científicos, em articulação com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, assegurando a concretização de comunicações orais em simpósios internacionais.
Cronologia de atividades desenvolvidas:
2021
• Março – Aprovação da Acreditação ERASMUS+ VET para os anos 2021-2027, Projecto n.º 2021-1-PT01-KA121-VET-000010896.
• Abril – Participação no Evento Nacional de Lançamento do Programa Erasmus+ 2021|27.
• Setembro – Membro n.º 0688M/PT com a European Forum of Technical and Vocational Education and Training – EfVET.
• Outubro – Participação no evento on-line 30th EfVET Annual Virtual International Conference, “Shaping the Future: Sustainable and Innovative VET”.
• Novembro – Participação no “Training Course on Supporting Youth on Social Innovation Projects” que decorreu em Guimarães, dinamizada pela entidade Proacting.
• Dezembro – Participação na Reunião Geral de Monitorização (RGM) de projetos ERASMUS+ – KA121 – ADU, SCH e VET.
2022
• Fevereiro – Participação na sessão de apoio à realização de candidaturas para instituições Acreditadas em 2020 e 2021 e que nunca submeteram uma candidatura a financiamento (KA1).
• Abril a Julho – Mobilidade em Barcelona, de 5 alunos pós-graduados para a realização da Formação em Contexto de Trabalho, pelo período de 3 meses, dos Cursos Profissionais, Técnico de Comércio e Técnico de Turismo. Frequência na formação de CLIL, 20 horas, de 4 docentes.
• Desde de Abril (em curso) – Contributos, como instituição parceira da Coletânea Científica Tecido em Criatividade, coletânea com chancela da UNESCO, produzida em equipa alargada de investigadores, num conjunto de seis obras, 138 capítulos, reunindo contributos científicos de 131 investigadores internacionais, no âmbito da Red International de Escuelas Creativas, tendo recebido dupla chancela da UNESCO (da Cátedra UNESCO de Educación para la Justicia Social e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade), e tendo vencido o prémio de Coletânea científica do Centenário do Nascimento de Edgar Morin. Títulos das obras já lançadas: Criatividade, adversidade e justiça social; Criatividade, diversidade e educação; Criatividade e desenvolvimento humano; Criatividade, educação e inovação social; Criatividade e educação nas altas habilidades/superdotação.
• Maio – Participação na Conferência de Disseminação do Projeto ENNE – Rede Nacionais Europeias para a Melhoria do Ensino e Formação Profissional, em Guimarães, dinamizado pela entidade Arts&Skills.
• Junho – Assinatura do Protocolo com a Universidade Católica de Brasília, no âmbito do Pólo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, no Externato Santa Clara.
• Setembro a Novembro – Mobilidade em Espanha, Barcelona, de 7 alunos que frequentam o 12º ano para a realização da Formação em contexto de trabalho, pelo período de 3 meses, dos Cursos Profissionais, Técnico de Comércio e Técnico de Turismo e Frequência na formação de CLIL, 20 horas, de 3 docentes.
Mobilidade em Malta, La Valletta, de 8 alunos que frequentam o 12º ano para a realização da Formação em contexto de trabalho, pelo período de 3 meses, dos Cursos Profissionais, Técnico de Desporto e Técnico de Vendas e Marketing.
• Outubro – Mobilidade na Eslovenia, Maribor, de 2 alunas que frequentam o 11º ano, mais desfavorecidos económica e socialmente, para a realização da Formação em contexto de trabalho, pelo período de 15 dias, do Curso Profissional, Técnico de Vendas e Marketing e Frequência no curso de atualização do Inglês, 25 horas, da psicóloga.
Participação na 31st EfVET Annual Conference em Kuopio, Finlândia 2022.
• Novembro – Participação no Workshop VET Teams, dinamizado pela Agência Nacional.
2023
• Março – Presença no evento INTED 2023- Valencia. Apresentação do artigo científico – Talk like a pro: From psychopedagogical Project to skills training.
Propósito futuro:
- Reforço da Rota de Internacionalização na divulgação da oferta formativa do Externato.
- Participação em eventos científicos, visando a valorização e a promoção do ensino secundário profissional e a sua importância no contexto internacional.
- Valorização e a implementação de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D).
- Promoção de uma melhor comunicação para o exterior e junto de parceiros das atividades desenvolvidas a nível nacional e internacional.
- Melhoria na qualidade de ensino e formação, aproximando-se de um modelo de aprendizagem “aprender fazendo” que vá de encontro à rentabilização oportuna e pertinente de novas tecnologias e considere a rentabilização de metodologias pedagógicas não diretivas que favoreçam aprendizagens significativas.
- Promover uma cultura de inovação e de desenvolvimento sustentável, no seguimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.