Programa “Mais Contigo”


Programa “Mais Contigo”

Sessão de Sensibilização para Agentes Educativos

A Saúde Mental da comunidade educativa é algo de extrema importância e que sempre foi valorizado pelo Externato de Santa Clara, principalmente quando se percebe que, após uma situação pandémica, não ficou apenas fragilizada a saúde física, mas também a qualidade da interação individual e coletiva.

O Programa “Mais Contigo” visa promover a saúde mental e o bem-estar em jovens, prevenindo comportamentos suicidários e combatendo o estigma associado à saúde mental. Por outro lado, o programa ainda tem a finalidade de criar uma rede de atendimento capaz de dar resposta aos problemas atuais e que afetam o bem-estar da nossa comunidade educativa.

Foram três dias de formação com muitas aprendizagens, excelentes partilhas e o acesso a ferramentas de trabalho essenciais para desenvolver um trabalho efetivo junto dos alunos. A sessão presencial decorreu nas instalações do Externato de Santa Clara e acolheu os formandos da zona Norte do país.

É de frisar que o programa será implementado este ano letivo no Externato, junto das turmas CEF, com o objetivo de tornar os alunos mais resilientes e dotá-los de estratégias que lhes permitam ser mentalmente saudáveis.