Leonardo da Vinci. Observa, Questiona, Experimenta.


Leonardo da Vinci. Observa, Questiona, Experimenta.

Visita de Estudo à exposição Leonardo da Vinci. Observa, Questiona, Experimenta.

Nos dias 28 e 30 de Setembro, as turmas de 11º ano do curso de Vendas e Marketing e do curso Comércio foram em visita de Estudo à exposição Leonardo da Vinci. Observa, Questiona, Experimenta.

Uma exposição itinerária promovida pela Fundação LaCaixa e o BPI sobre o olhar e a criatividade na obra de Leonardo da Vinci, que decorre em dois espaços: no interior, um espetáculo audiovisual relaciona o pensamento de Leonardo com o nosso dia a dia; no exterior, quatro grandes maquetes reproduzem fielmente algumas das ideias mais modernas e precursoras de Leonardo.

A exposição foi muito interessante e retratava as experiências e construções de Da Vinci através de atividades interativas e apoio de um guia, estimulando o ver, o pensar e o questionar sob perspectivas diferentes.

A atividade começou com um vídeo de 5 minutos que explica de onde vem a criatividade e que nos faz questionar as coisas ao nosso redor, como base no vídeo, foram apresentados em seguida 4 atividades, a primeira com base em analogias, a segunda com base na observação, a terceira com base na tentativa e erro e por fim, a quarta com base no trabalho em equipa.

Em cada uma das atividades era inevitável estarmos dispostos a observar, a experimentar e a cooperar, com vista a alcançar o objetivo final.

A visita foi feita no âmbito da disciplina de Projeto com o intuito de estimular o nosso pensamento criativo e assimilar conceitos de comunicação e relacionamento interpessoal que serão transpostos para o projeto a desenvolver ao longo do primeiro período na disciplina.

A exposição esteve na Praça Gomes Teixeira, no Porto, entre 8 de setembro e 6 de outubro com o objetivo principal de criar uma Aproximação ao pensamento de Leonardo da Vinci e a sua atitude perante a vida para fomentar a curiosidade, o espírito crítico e o desejo de saber através da observação e das experiências.

Artigo revisto por Prof. Susana Gonçalves com base nos relatórios redigidos por Azrael Oliveira, Daniela Cerejo, Gonçalo Freitas e João Pugliese.